Forum BTT Santarém
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estrada - "Operação Puerto" leva sete pessoas a julgamento

Ir para baixo

Estrada - "Operação Puerto" leva sete pessoas a julgamento Empty Estrada - "Operação Puerto" leva sete pessoas a julgamento

Mensagem  RoadCtx Seg Nov 28, 2011 12:42 pm

delito contra a saúde pública

O juiz de instrução encarregado do processo "Operação Puerto", uma investigação sobre doping organizado no desporto espanhol, decidiu levar a julgamento sete pessoas, incluindo o médico Eufemiano Fuentes e três ex-diretores desportivos de equipas de ciclismo.

Fuentes, o médico acusado de estar no centro da rede de dopagem, a irmã Yolanda, igualmente médica, tal como José Luis Merino e Alfredo Córdova, e os técnicos Manuel Saiz, José Ignacio Labarta e Vicente Belda são acusados de delito contra a saúde pública, pelo qual enfrentam penas até dois anos de prisão.

A decisão foi anunciada, esta quarta-feira, depois de a Audiência Provincial de Madrid ter revogado a decisão de retirar os processos respeitantes a Belda e Córdova, que assim voltam a estar imputados e serão julgados juntamente com os restantes.

O Ministério Público vai pedir dois anos de prisão e inabilitação profissional durante igual período para Eufemiano e Yolanda Fuentes, Merino, Saiz e Labarta, por "práticas tendentes a elevar artificialmente o rendimento físico de ciclistas" detetadas, em 2006, no decorrer da "Operação Puerto".

Os implicados são acusados de executar um processo de manipulação de sangue, que consistia na preparação de concentrações de eritrócitos com um alto nível de hematócrito - para aumentar o rendimento físico - que posteriormente eram administrados nos desportistas, por transfusão, o que, segundo o procurador, "punha em perigo a saúde" dos atletas, já que aumentava a viscosidade do sangue e, por consequência, o esforço do coração.

Segundo o Ministério Público (MP), pelo menos durante 2006, Eufemiano Fuentes e José Luis Merino, chefe do serviço de hematologia do Hospital La Princesa de Madrid, recolhiam sangue dos interessados, centrifugaram as amostras e obtinham um concentrado de eritrócitos (glóbulos vermelhos).

Após um processo de congelação, descongelação e "deglicorização" do sangue, era feita a transfusão no momento em que se queria elevar o nível de hematócrito do atleta, aumentando a capacidade de oxigenação e, consequentemente, a resistência ao esforço físico.

Segundo a acusação, Manuel Saiz, José Ignacio Labarta, Yolanda Fuentes - então médica da equipa Comunidad Valenciana - e o ex-ciclista Alberto León, que morreu em janeiro, contratavam os serviços de Eufemiano Fuentes e José Luis Merino "a troco de uma remuneração económica".

O processo decorrente da "Operação Puerto" foi reaberto em fevereiro de 2008, por rodem da Audiência Provincial de Madrid, que avaliou os recursos da Procuradoria e da Advocacia do Estado contra o arquivamento decretado em março de 2007 pelo Tribunal de Instrução número 31 de Madrid.

By Record

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
RoadCtx
RoadCtx
Ainda usas rodinhas!
Ainda usas rodinhas!

Mensagens : 153
Data de inscrição : 07/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos